Doenças da coluna lombar e cervical
As dores da coluna são um dos maiores problemas de saúde do mundo. 70-85% da população adulta irá apresentar um quadro de dor na coluna em algum momento de suas vidas, sendo o principal fator de incapacidade para o trabalho no Brasil.
Na maioria das vezes, as dores são autolimitadas e 90% dos paciente irão se recuperar espontaneamente no período de 4 semanas. Entretanto a taxa de recorrência é alta, chegando a mais de 50% e destes, uma grande parcela desenvolverão dor crônica na coluna e apenas 1-3% necessitarão de tratamento cirúrgico.
Dentre as principais patologias estão as doenças degenerativas como hérnia de disco, estenose do canal vertebral e as doenças traumáticas da coluna como fraturas e instabilidades. Além dessas, destacam-se outras patologias como:
- Hérnia de disco lombar e cervical
- Espondilolistese
- Tumores primários da coluna
- Metástases vertebrais
- Malformações Congênitas ( Malformação de Chiari, Medula Presa, meningomielocele )
- Escolioses primária e secundária / Cifose
- Mielopatias ( compressões medulares )
- Fraturas da Coluna traumática e osteoporótica
- Infecções da coluna
- Rizotomia (denervação facetária ) cervical e lombar
- Lombalgia e cervicalgia inespecífica
O núcleo especializado em patologias da coluna vertebral do INN, realiza a abordagem completa necessária para o tratamento dessas doenças com grupo multiprofissional, desde o tratamento conservador até as cirurgias mais complexas incluindo as cirurgias minimamente invasivas.