Tumores do sistema nervoso


     Com o progressivo aumento da expectativa de vida da população, os tumores cerebrais também vêm aumentando sua frequência. Mas mesmo faixas etárias mais jovens, como crianças, adolescentes e adultos jovens podem apresentar tais tumores.
     Os tumores cerebrais podem ser primários ou metastáticos. Os primários são tumores originados no próprio cérebro, podendo ser benignos ou malignos. Os metastáticos ocorrem quando o tumor original está em outro órgão e se dissemina no corpo, geralmente via circulação sanguínea, atingindo o sistema nervoso. Os tumores metastáticos são sempre malignos.
     A avaliação de pacientes com tumores cerebrais deve ser muito criteriosa, dada a possibilidade eventual de outras condições não tumorais, infecciosas (granulomas, abscessos) poderem simular tumores. 
    A indicação do melhor tratamento dependerá principalmente do tipo de tumor, da origem celular do mesmo, do número de lesões e de sua localização no cérebro. Dependendo da natureza do tumor, tratamentos complementares como radioterapia ou quimioterapia podem ser indicados.
     A equipe do Instituto de Neurologia tem ampla experiência na avaliação de pacientes com suspeita ou confirmação de tumores do sistema nervoso, seja envolvendo o encéfalo (cérebro, tronco cerebral, cerebelo), seja a medula espinhal. Composta de neurocirurgiões com treinamento internacional, a equipe do INN pode oferecer a abordagem mais adequada, viável e humana para a resolução do problema.
     Para a conduta mais adequada, deve-se ter em mente que o mais importante é respeitar a indicação de que o inimigo é o TUMOR, e não o CÉREBRO, a fim de se manter a dignidade e qualidade de vida dos pacientes.